Me siga!

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Plantios Diversos/Gengibre


COMO PLANTAR GENGIBRE

img_16437_ins_79094_600


      O gengibre é um rizoma, que pode ser plantado dentro de casa. Fácil de cultivar e crescer, ele tem inúmeras funções, podendo ser utilizado em saladas, molhos, chás, decorações e remédios caseiros. Afinal, todos sabemos da tradição terapêutica do gengibre.
      São vários os benefícios do gengibre, como por exemplo:
§  É um ótimo digestivo;
§  Nos ajuda a absorver melhor todos os nutrientes dos alimentos;
§  Em forma de chá, alivia a dor de garganta e sintomas do resfriado;
§  Age como anti-inflamatório;
§  Reduz as dores nas articulações quando utilizado para óleo essencial de banho.
      Como cultivar então?
      O método para cultivo é muito simples.
      O primeiro passo é selecionar algum gengibre que aparente inchaço e que esteja com a pele firme. A cor da pele deve ser bege clara e não deve conter muitas rugas ou fissuras escuras.
      Deixe o gengibre submerso em água morna durante uma ou duas noites. Isto facilitará a criação de brotos para a germinação.
      O vaso que receberá o gengibre deve ser grande (aproximadamente 35 cm x 30 cm) e conter argila expandida ou algum outro material que drene a água no fundo. A terra deve estar solta (que não gruda quando regada) e conter uma parte de areia para cada três partes de terra. Regue para assentar.
      Após esse processo, enterre os rizomas de gengibre, a cerca de 5 cm de profundidade, com os botões para cima. Em seguida, regue novamente de forma que a terra fique úmida mas não molhada ou encharcada.
      O gengibre se dá bem em climas tropicais e subtropicais, onde a temperatura não varie muito além de 17º a 35º C. Por gostar de calor, é recomendado que o plantio seja realizado entre a primavera e o verão.
      O vaso deverá ficar em um local bem iluminado, podendo até mesmo ter contato direto com a luz solar. Até a germinação ocorrer, faz-se necessário manter a terra úmida, pulverizando água sempre que notar a terra da superfície seca.
      Após algum tempo os brotos do gengibre começarão a aparecer. Estarão prontos para a colheita entre 7 à 12 meses, quando as folhas começarem a ficar amareladas. Arranque então a planta com cuidado, separe as hastes dos rizomas e coloque-os para secar por um ou dois dias para somente após este período consumi-los.
      E você, gosta de gengibre? Então conte para gente aqui nos comentários para quais finalidades você usa este rizoma tão apreciado!
plantei.com.br/2015/07/23/como-cultivar-gengibre-em-casa/?utm_campaign=como_cultivar_gengibre_em_casa&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Nenhum comentário:

Postar um comentário