Me siga!

terça-feira, 16 de junho de 2015

Iniciativas/ Papa Francisco/Meio Ambiente


O PAPA FRANCISCO E SUA ENCÍCLICA



O clima está no centro das preocupações do Papa Francisco. Ele está tão preocupado com as mudanças do clima e a poluição que escreveu uma encíclica sobre o meio ambiente. Nela, acusa o homem de ser o principal responsável pelo aquecimento do planeta e condena duramente os países mais ricos que resistem em adotar medidas para reduzir as emissões de carbono.
Antecipada em dois dias pela revista italiana L’Expresso, a encíclica, já chamada de ‘verde’ e de ‘ambientalista’ pelos meios de comunicação, tem quase 200 páginas. É a primeira encíclica escrita inteiramente pelo Papa Francisco e possui o seu estilo inconfundível. A versão publicada não é ainda final, segundo o porta voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.
O texto fala da importância de se preservar o bem comum e os bens de Deus, e do abuso irresponsável que se faz deles. “A destruição do ambiente humano é muito séria”, afirma o Papa.
O texto indica uma relação íntima entre a pobreza e a fragilidade do planeta, fala da grande responsabilidade da política internacional e condena a cultura do desperdício. “A água pura e potável é um direito humano essencial”.
Francisco cita a Amazônia como um dos pulmões do planeta. Para os países pobres, a prioridade são o fim da miséria e o desenvolvimento social dos habitantes. O Papa também se refere ao excesso de lucro das empresas como uma distorção conceitual de economia e questiona o papel da política para tornar a economia mais justa.
Faz um apelo para a redução do consumo de materiais plásticos. “A Terra, nossa casa, parece se transformar a cada dia em um imenso depósito de lixo”, afirma Francisco.
O documento contém outras passagens fortes. O Papa critica o poder econômico e comenta que o exaurimento de algumas riquezas naturais pode provocar outras guerras. O vazamento do texto da encíclica, que será divulgada oficialmente na quinta, provocou muita irritação no Vaticano.


Copiado na íntegra de: http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2015/06/papa-francisco-escreve-enciclica-verde-e-ambientalista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário