Me siga!

domingo, 21 de junho de 2015

Solstício de inverno



O inverno começa neste domingo

20 de junho de 2015 às 16h22min.

O inverno começa no dia 20 de junho, às 13h38, horário de Brasília e será marcado pela influência do evento El Niño e isso será o suficiente para mexer com as condições do nosso inverno. Esta situação é bem diferente do registrado, por exemplo, nos anos de 2010, 2011 e 2013, que na época estávamos com a presença da La Niña, ou seja, com o Pacífico Equatorial mais frio que o normal, e tivemos muitas massas polares avançando pelo centro-sul do Brasil. Já nestes últimos anos, a situação é oposta, pois no ano passado o Pacífico Equatorial estava ligeiramente mais quente do que o normal e neste ano estamos em El Niño, ou seja, Pacífico Equatorial mais quente do que a média. Portanto, podemos imaginar um inverno não muito rigoroso.

A chuva continuará escassa na maior parte do país, ou seja, normal ou abaixo da média, como já é normal nesta época do ano. Somente na região Sul a chuva é acima da média por causa do fenômeno. Com relação às temperaturas, a tendência é que o El Niño diminui o frio ou teremos temperaturas acima da média de uma maneira geral. Faltará frio neste ano, exceto nos estados do RS e de SC, onde ficarão perto da normalidade. 
Temos anomalia de chuva e temperatura para os meses de Inverno (Julho, Agosto e Setembro). Anomalia representa um desvio em relação a normalidade. A anomalia pode ser positiva ou negativa.


http://www.climatempo.com.br/noticias/318773/o-inverno-comeca-neste-domingo/

Nenhum comentário:

Postar um comentário