Me siga!

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

MUDANÇAS CLIMÁTICAS X DIREITOS HUMANOS


Novo relatório da ONU associa mudanças climáticas a direitos humanos


As mudanças climáticas provocam a degradação de ecossistemas e de recursos, sobre os quais tantos dependem a sobrevivência humana. Foto: PNUMA
As mudanças climáticas provocam a degradação de ecossistemas e de recursos, sobre os quais tantos dependem a sobrevivência humana. Foto: PNUMA
Reconhecer a ligação entre mudança do clima e direitos humanos é um passo importante em direção à proteção aos direitos fundamentais de comunidades de todo o mundo, de acordo com um relatório das Nações Unidas apresentado durante aa Conferência do Clima, em Paris, na quinta-feira (10).
Divulgado no Dia dos Direitos Humanos, antes da finalização do novo acordo climático, o relatório proporciona um estudo compreensivo das ligações entre as leis de direitos humanos e as mudanças climáticas. O documento mostra que as ações humanas são as maiores causadoras do fenômeno climático e a maior ameaça ao meio ambiente natural e aos direitos humanos de nosso tempo.
Para o diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Achim Steiner, a mudança climática já pode ser detectada em todos os âmbitos. “A mudança do clima já tem impacto direto sobre os seres humanos e os assentamentos, tanto por meio da degradação de ecossistemas, como de recursos, sobre os quais tantos dependem para a sobrevivência. Esses impactos vão continuar a afetar os direitos humanos de milhões de pessoas, conforme as condições piorarem”, disse.
Já o relator especial da ONU para Direitos Humanos e Meio Ambiente, John H. Knox, afirmou que o relatório mostra a relação intrínseca entre os direitos humanos e as mudanças climáticas.
“Esse relatório vem em um momento crítico, quando as Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima se encontram em Paris para começar um novo capítulo no nosso esforço geracional para combater o problema”, disse Knox. “O relatório fornece uma base indispensável para que a política climática caminhe, nos ajudando a ver em detalhes como as mudanças climáticas ameaçam a nossa habilidade de aproveitar os nossos direitos humanos e, também, como o exercício dos direitos humanos podem informar e guiar as nossas políticas climáticas.
https://nacoesunidas.org/novo-relatorio-da-onu-associa-mudancas-climaticas-a-direitos-humanos/

Nenhum comentário:

Postar um comentário