terça-feira, 22 de dezembro de 2015

SOLSTÍCIO DE VERÃO







 O verão 2015/2016 começou oficialmente no dia 22 de dezembro de 2015, às 2h48, pelo horário de Brasília, se estendendo até 1h30 do dia 20 de março de 2016. A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático feito pelos astrônomos e não pelos meteorologistas. Pode-se saber a data e hora do início das estações com muitos anos de antecedência. Mas é sempre bom lembrar que o tempo e o clima não obedecem aos cálculos astronômicos. Nem sempre o frio mais intenso ocorre no auge do inverno e nem sempre o calor mais forte é no verão.
O Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão no dia 22 de dezembro, enquanto o Hemisfério Norte passa pelo solstício de inverno. O solstício é um momento, com dia, mês, hora e segundo marcados. Não é um período. Então, não é correto dizer “entramos no solstício”. Você pode dizer passamos (com a ideia de um momento) pelo solstício de verão (de inverno) e entramos (ideia de um período que vai se prolongar) no verão (inverno).

O eixo da Terra
As estações do ano ocorrem por causa do inclinação do eixo central do planeta. Este eixo faz um ângulo de 23,5° em relação à linha do plano do sol. A palavra solstício tem origem no latim e quer dizer sol parado.
Você vai encontrar outras informações sobre Astronomia no Momento Astronômico

Dias longos, noites curtas
É nos dias próximos do solstício de verão (inverno) que temos os dias mais longos (curtos) do ano, com o maior (menor) número de horas de sol. A quantidade de horas de sol é chamada de insolação. Esta diferença é muito nítida no centro-sul do Brasil, mas pouco perceptível no centro-norte. Isto depende da latitude, que é a distância em relação à Linha do Equador terrestre. Considerando o Hemisfério Sul, que vai passar pelo solstício de verão no dia 22 de dezembro, quanto mais longe da linha do Equador, maior o número de horas de sol, maior é a duração do dia. No Hemisfério Norte é o contrário, pois lá será o solstício de inverno.




 http://www.climatempo.com.br/noticia/2015/12/19/longas-noites-de-verao-2560
















Nenhum comentário:

Postar um comentário