Me siga!

segunda-feira, 25 de abril de 2016

REAPROVEITAMENTO DE ALIMENTOS

Chefs renomados oferecem refeições gratuitas feitas de comidas descartadas

Kaveh Zahedi, Diretor Regional do PNUMA para a Ásia e Pacífico, compartilha refeição com jovens tailandeses.

Banguecoque, 3 de dezembro de 2015 – Chefs de cozinha renomados da Tailândia e da Austrália usaram ingredientes que geralmente são descartados e prepararam refeições para mais de 2 mil pessoas hoje na capital tailandesa para promover conscientização acerca do desperdício de alimentos.
O evento “Pense.Coma.Economize” foi organizado pelo PNUMA e pela OzHarvest em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) com o objetivo de extinguir o desperdício de alimentos ao longo da cadeia de produção e suprimento até o ano de 2030.
Moldada pelos atuais eventos anuais da OzHarvest, que alimenta milhares de pessoas na Austrália, a edição de Banguecoque teve chefs de sucesso elaborando um cardápio de almoço que utiliza os excessos produzidos recuperados de aterros sanitários, fazendas e fornecedores locais. Entre as estrelas culinárias participantes estiveram: Duangporn ‘Bo’ Songvisava, Dylan ‘Lan’ Jones, Chris Miller e o australiano Travis Harvey, que em maio deste ano abriu a primeira ‘cafeteria de desperdício de alimentos’
O evento foi parte de uma campanha lançada pelo PNUMA, pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), e parceiros em 2013 para transformar os padrões de produção e consumo de comida, que resultam em 1.3 bilhões de toneladas de comida desperdiçadas globalmente todo ano, contribuindo com mais de 3 gigatoneladas de emissões de gases de efeito estufa.
“O PNUMA está combatendo fortemente o desperdício de comida através de sua metodologia para a prevenção de desperdício nas cidades, nos países e nas empresas. Estamos orgulhosos por estarmos trabalhando com a OzHarvest para sublinharmos a importância da redução da perda de alimentos na luta contra a fome os impactos da mudança climática”, disser Kaveh Zahedi, Diretor Regional e Representando do PNUMA para a Ásia e o Pacífico.
Estima-se que um montante de 20 a 40% de comida seja desperdiçado ao longo da cadeia de suprimentos na região. Alimentos são perdidos durante o transporte entre as áreas de produção rural e os consumidores urbanos por causa da baixa qualidade das rodovias, das condições climáticas de calor e umidade e das fracas embalagens.
“Na Bo Lan, nossa filosofia é de alcançarmos o desperdício zero e também zerarmos a pegada de carbono. São movimentos internacionais como este que levarão o grande público a pensar mais sobnre suas escolhas de alimentos, e como resultado mudarão seus comportamentos de uma maneira mais positiva. Espero que as pessoas da Tailândia  venham experimentar como o desperdício de comida pode ser transformado com um toque de criatividade e imaginação”, disse o Chef Dylan Jones, do restaurante Bo Lan.
O CEO da OzHarvest, Ronni Kahn, alertou que se os governos, os negócios e os indivíduos não agirem agora, nossa cadeia de alimentos estará em perigo. “Sabemos que em 2050, a população global excederá 9 bilhões de pessoas. Para as futuras gerações, precisaremos fazer escolhas positivas e conscientes para fornecermos segurança alimentar para todos”, disse Kahn.
“Mais do que isso, precisamos compartilhar conhecimento para que, juntos, países possam se unir e encontrar uma solução para o assunto e combatê-lo não como nações indivíduais, mas como uma comunidade global. Cada um de nós pode fazer a diferença através da redução do nosso desperdício em casa e no trabalho, e através de escolhas sustentáveis para o futuro do mundo que escolheremos viver.”

Para mais informações, entre em contato:
Satwant Kaur, Oficial Regional de Informação do PNUMA para a Ásia e Pacífico, Telefone: +668 1700 1376 E-mail:satwant.kaur@unep.org
Mei Ling Park, Consultor de Comunicação do PNUMA para a Ásia e Pacífico, Telefone: +66 2288-1275 E-mail:park21@un.org
Louise Tran, Gerente de Comunicação e Marketing da OzHarvest, Telefone: +61 466 620 744, E-mail:louise.tran@ozharvest.org,  Skype: louise.tl
http://web.unep.org/chefs-renomados-oferecem-refei%C3%A7%C3%B5es-gratuitas-feitas-de-comidas-descartadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário