Me siga!

segunda-feira, 14 de março de 2016

DIMINUINDO O USO DO PLÁSTICO

8 dicas para reduzir seu consumo de plástico

8 dicas para reduzir seu consumo de plástico
Sim, plástico é reciclável e, sim, é muito difícil viver sem ele. Mas não impossível! Lembra da americana que viveu dois anos sem produzi lixo? Pois bem, aqui vai algumas dicas para você se inspirar e reduzir, pouco a pouco, a quantidade de resíduos que produz. 
1) ESQUEÇA OS CANUDOS. Parece bobagem, mas canudo é algo tão superficial e… feito de plástico. Por puro costume, usamos muito canudo à toa, quando podemos simplesmente virar o copo para saciar a sede.
2) ADORE SACOLAS RETORNÁVEIS. Nada mais óbvio, eu sei. Entretanto faz uma diferença enorme trocar as sacolinhas plásticas pelas de pano! Muitos argumentam não ter lugar para colocar o lixo – mas já testaram utilizar caixas e sacolas de papelão para o descarte? Aqui em casa tem funcionado. Outra dica é usar aquelas embalagens que vêm junto com o produto. Por exemplo, a sacola que embala o papel higiênico, o sabão em pó e as verduras.
3) FUJA DOS CONGELADOS NO SUPERMERCADO. Além de não ter muitos benefícios nutricionais, a área de congelados é cheia de embalagens desnecessárias que enchem nossos lixões. Evitar passar por ela pode ajudar você a acabar com dois males de uma vez só.
4) DESISTA DO CHICLETE. A maior parte dos chicletes atuais têm plástico em sua composição. Apesar de já existir tecnologia para reciclar o produto, é muito difícil você encontrar locais que o façam aqui no Brasil. O melhor é evitar os chicletes – o que também pode ser um alívio para a sua saúde, já que você pode estar ingerindo composições tóxicas.
5) COMPRE PRODUTOS EMBALADOS POR PAPELÃO OU VIDRO. No supermercado, em geral, as marcas possuem diversos tipos de embalagens para um mesmo produto. Sempre que tiver opção, evite o plástico, mesmo que seja mais barato. Tanto o vidro quando o papelão são bem mais fáceis de se reciclar e, se descartados de forma incorreta, levam menos tempo para se decompor.
6) COMPRE A GRANEL. Mais baratos e, muitas vezes, menos processados, produtos a granel podem ajudar bastante na redução de seu lixo (e também do desperdício de comida). Isso porque você compra exatamente a quantidade que precisa e, se levar sua própria embalagem retornável, melhor ainda: não gera mais lixo.
7) CORRA DOS DESCARTÁVEIS. Sempre que possível, opte por não usá-los. Prefira um guardanapo, no lugar do prato descartável! Coma com a mão, em vez de usar talheres e garfos. Enfim, há sempre outra opção. 
8) UTILIZE FRALDAS DE PANO. Eu uso no meu filho e juro que não é este bicho de sete cabeças que todo mundo fala. Você fará bem para o bumbum do seu bebê e para o meio ambiente (afinal, uma única fralda descartável leva de 400 a 500 anos para se decompor). Se você tem vontade de testar, leia este artigo, onde reitero sete motivos para não desistir dela!

OBS: Fica  a dica: atenção ao reduzir, pois temos que pensar   na água como nosso maior bem comum! Temos que economiza-las.
Foto: faungg’s photos/Creative Commons
http://www.thegreenestpost.com/8-dicas-para-reduzir-seu-consumo-de-plastico/

Nenhum comentário:

Postar um comentário