Me siga!

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

FLORES QUE AUXILIAM NA HORTA


Conheçam as 12 principais flores que auxiliam muito a sua horta. Saiba os motivos aí abaixo:
GERÂNIOS: Nas janelas ajudam a repelir moscas e mosquitos e na horta devem ser plantados como compania para hortaliças entre os canteiros, pois ajudam a repelir algumas pragas, principalmente os vermes de repolho, cicadelídeos e ácaros da aranha vermelha que atacam tomates e pimentas...ou plantar cercando a horta como um tipo de barreira.


CALÊNDULA (Calendula officinalis) Essa flor é linda, medicinal, comestível(faz receitas deliciosa de bolos, biscoitos, pães, arroz, etc) e o mais importante...ela ajuda a repelir pragas na horta como afídeos e insetos sugadores e também ajuda a combater os nematóides do solo

CAMOMILA: Ela é medicinal, atrai as moscas das flores que devoram os afídeos(pulgões) É repelente de ácaros e alguns insetos. Plantada como companheira da couve realça o seu sabor e favore seu desenvolvimento.
Ajuda as plantas fracas a se restabelecerem. Chá de camomila é eficiente para muitas doenças das plantas, principalmente se as plantas forem jovens(deixe-a de molho em água por 2 dias, misturar água e pulverizar sobre as plantas.) Com ela vc prepara uma receita para tratar ataque de fungos Receita Indicação: doenças fúngicas:
Ingredientes: 50 g de flores de camomila; 1 litro de água.
Modo de Preparo e Uso: Misturar 50 g de flores de camomila e 1 litro de água. Deixar de molho durante 3 dias, agitando a mesma 4 vezes ao dia. Após coar, aplicar a mistura 3 vezes a cada 5 dias.
E, junto com a cavalinha ela faz uma receita fortificante que ajuta a controlar doenças das folhas do tomateiro:
FUNÇÃO: como fortificante, ajudar controlar doenças nas folhas do tomateiro.INGREDIENTES: cavalinha (seca) - 300 g Camomila - 100 g
Água - 11 litros
1º) colocar de molho em 1 litro de água, por 2 dias, as flores de camomila.
2º) ferver a cavalinha nos 10 litros de água, durante 20 minutos. Deixar amornar, com a vasilha tampada.
3º) colocar no chá de cavalinha água de camomila, que deve ter sido preparada 2 dias antes.
Para cada 20 litros de água, usar 1 litro de preparo e pulverizar as plantas.

TAGETES: é repelente de pragas e plantadas na horta, suas raízes (depois dos 3 primeiros meses) repelem os nematóides do solo. ajuda na prevenção da broca no tomateiro e faz receitas de defensivos naturais

MIRABILIS: Mais conhecida como primavera, ela é usada para fazer um importante solução preventiva de viroses em tomates e pimentões, que deve ser aplicado nas mudas.

GIRASSOL: Repele alguns insetos, atrai polinizadores e as vezes serve como atrativo para algumas pragas que preferem ele do que as hortaliças.

CAPUCHINHA: a capuchinha tem folhas, flores e sementes comestíveis, atrai polinizadores e inimigos naturais das pragas e serve de barreira atraindo para si borboletas que iriam devorar as couves.

FLOR DE MEL: A flor de mel Faz o controle biológico da sua horta atraindo os sirfídeos(mosca das flores) que são grandes predadores dos pulgões. Os sirfídeos são ainda melhores do que as joaninhas na hora de encontrar e devorar os pulgões. as flores de mel são deliciosamente perfumadas e ainda atraem polinizadores como as abelhas.

GERGELIM: serve como barreira e defensivo contra formigas cortadeiras, que são atraídas para elas e ao serem introduzidas no formigueiro, acabam destruindo o fungo do qual as formigas se alimentam.

CATINGA DE MULATA : A planta ajuda a repelir pragas e insetos da horta.

CRISÂNTEMOS: é um repelente natural de insetos como mosquitos, percevejos, pulgas e carrapatos...

ONZE HORAS: a variedade portulaca umbraticola é comestível, medicinal, altamente nutritiva, rica em ômega 3 e por ajudar a reter a umidade no solo é indicada como cobertura para o solo. Pode ser plantada por exemplo ao redor do milho.


https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1034455259952233&set=gm.973087086115572&type=3&theater

Nenhum comentário:

Postar um comentário