Me siga!

segunda-feira, 9 de maio de 2016

PASTA DE DENTE NATURAL



Não tem jeito: temos que escovar os dentes. E o jeito que aprendemos a fazer isso envolve lixo, plástico e muita química. Mas dá pra trocar por opções menos tóxicas, mais naturais e sem produzir lixos.

Um dos problemas dos cremes dentais comuns é a embalagem de plástico, raramente reciclada principalmente porque ninguém lava ela antes de descartar. Além da embalagem em si, a pasta de dente contém vários químicos comprovadamente nocivos como flúorsulfatostriclosan e pode até contermicroesferas de plástico (!). Apesar desses químicos serem considerados essenciais e eficientes ao combate de bactérias nocivas que causam placa e outros problemas bucais, eles também estão ligados a vários problemas de saúde como alergias e principalmente câncer.

Você pode escovar os dentes com apenas duas coisas: óleo de coco e bicarbonato de sódio! O óleo de coco tem propriedades antifúngicas, anti-inflamatórias e foi comprovado que ele combate bactérias nocivas para a boca. O bicarbonato de sódio, por sua vez, tem duas funções: ele retira através da abrasão a placa dos dentes, reduzindo casos de gengivite e por ser alcalino, cria um ambiente com PH inadequado para a proliferação das bactérias.

Sobre o bicarbonato de sódio ser muito abrasivo e retirar o esmalte dos dentes: leia este post que mostra que ele na verdade é o menos abrasivoeste estudo que também mostra isso e este estudo que mostra que pastas com bicarbonato são mais eficazes se comparadas às que não tem.

O gosto dessa mistura é um salgado forte, por conta do bicarbonato. O óleo de coco, por sua vez, não tem aquele gosto rançoso de outros óleos e azeites, é super agradável. Se você quiser, pode adicionar adoçante até a mistura ficar doce e mais próxima das pastas convencionais. O óleo essencial de hortelã também é opcional e garante a sensação refrescante que estamos tão acostumados. Além disso, esse óleo tem propriedades analgésicas, anestésicas, antissépticas, anti-inflamatórias e adstringentes.


Ingredientes
3 colheres de sopa de óleo de coco sólido
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
10-15 gotas de óleo essencial de hortelã (opcional)
2 colheres de chá de adoçante natural stevia (opcional)

Como fazer
Misture tudo em um pote (preferencialmente de vidro). Aplique com uma colherinha a quantidade parecida com a da pasta de dente normal na sua escova. Se o óleo de coco estiver líquido, deixe ele em geladeira até solidificar. Guarde no potinho no banheiro :)

Dicas:
- Lave a pia com água quente e sabão de coco frequentemente. O óleo costuma depositar ali.
- A escova também costuma ficar um pouco engordurada. Se você se incomodar, passa água fervente de vez em quando.
- Essa quantidade dura cerca de 1 mês para 1 pessoa adulta.
- Prefira os ingredientes orgânicos e, se possível, comprados a granel.

Essa receita foi adaptada da Lauren Singer, do Trash is for Tossers
.http://www.umanosemlixo.com/2015/10/escovando-os-dentes-sem-produzir-lixo-receita-de-como-fazer-pasta-de-dentes-em-casa-natural-sem-fluor-com-oleo-de-coco-e-bicarbonato-de-sodio.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário