Me siga!

segunda-feira, 11 de maio de 2015


 Dicas para semeadura/ plantio de estacas/propágulos.

Naturalmente, surgem muitas novidades para a reutilização de materiais descartáveis, algumas absurdamente práticas e eficientes.  Abaixo, procuro mostrar a confecção de copos para plantio à partir do rolinho do papel higiênico. São muito bons para reprodução de sementes e mudas porque o torrão formado após a germinação  não se desfaz, e, uma vez obtida a muda desejada, pode-se plantar diretamente com o papelão, que é de fácil decomposição no solo. Outra vantagem é  a rapidez do processo, exemplificando com o fato do plantio dos propágulos, na recomposição dos manguezais. Muito interessantes também são as estufinhas que auxiliam muito na germinação das sementes, garantindo umidade por um bom tempo; pode-se utilizar PETs e outras formas, até recobrir os vasinhos com sacos plásticos. Atenção: a transparência é fundamental.




Corta-se  2 cm no rolo de papelão e dobra-se para dentro, fechando o cone. Em seguida é só preencher com o substrato adequado e efetuar o plantio.



 Reprodução de manjericão em caixa de ovo, que é lacrada após a semeadura. As gotículas na superfície retornam para a terra, propiciando a umidade. O ciclo oxigênio/gás carbônico também é mantido, garantindo a fotossíntese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário