COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS
AUTORA: Barbara Lucia Guimarães Alves
ENFOQUE NACIONAL CONTEMPORÂNEO
-Paulo Freire:
[...] “uma espécie de anestesia inibindo
o poder criador dos educandos; a educação problematizadora, de caráter
autenticamente reflexivo, implica em um constante ato de desvelamento da
realidade.” (FREIRE, 1987, p. 70)
“Tudo exige que o
educador seja um companheiro dos educandos, em suas relações com estes.”
(FREIRE, 1987, p. 62)
-Identificação com as oficinas de
trabalho:
.
Adaptação à mudanças
.
Possibilidade de lidar com erros e acertos
.
Experimentação, criatividade, liberdade
.
Formação de cidadãos autônomos
-Para Kowaltowsky (2011) os ambientes de ensino
devam ser flexíveis o suficiente para possibilitar o desenvolvimento de pelo
menos 18 modalidades de atividades de aprendizagem:
1 estudo independente; 2 grupos de trabalhos supervisionados; 3 trabalho em
grupos pequenos de 2 a 6 anos; 4 instrução individual; 5 palestra de professor
ou de especialista no palco principal; 6 ensino baseado em projetos temáticos
previamente estabelecidos; 7 aprendizado com base em tecnologia móvel
(notebooks); 8 ensino à distância; pesquisa via internet sem fio; 9
apresentações dos alunos; 10 apresentações teatrais ou de música; 11 ensino por
meio de seminários; 12 aprendizado por meio de serviço comunitário; 13
aprendizado na Natureza; 14 aprendizado social e emocional; 15 ensino baseado
em artes; 16 ensino por meio da contagem de histórias; 17 construção do próprio
aprendizado, 18 construção do aprendizado com alunos em situações práticas.
(KOWALTOWSKI, 2011, p. 175).