COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS
AUTORA: Barbara Lucia Guimarães Alves
APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE RESULTADOS
-Caracterização da releitura
da experiência na abordagem sobre lixo, ambiente e trabalho.
-Correlação de uma
conceituação de cunho ambiental relativa aos resíduos sólidos às práticas das
oficinas do PET Gov. Carlos Lacerda.
-Averiguação dos prováveis
benefícios que as oficinas de Educação pelo Trabalho poderiam propiciar nas questões ambientais.
-Percepção de como
se dava a conscientização sobre o meio ambiente ou, propriamente, por outro olhar.
CONCLUSÃO
-Em diálogos entre os dinamizadores das
atividades – corpo docente – ficou explicito o bom relacionamento com os
educandos, fato que gerava satisfação pessoal para cada componente do grupo.
-As entrevistas realizadas nas Chefias do
Polo e na Gerência da Supervisão dos Polos de
Educação pelo Trabalho -
SME/RJ
demonstraram coerências entre os fatores relatados. As propostas
nos polos corroboravam para um meio ambiente mais saudável dentro e fora das
escolas.
-O estudo realizado sobre o procedimento
educacional da unidade escolar contribuiu de uma maneira global para a melhoria
dos problemas ambientais.
-As atividades nas quais os Polos de
Educação pelo Trabalho estão envolvidos com a esta temática são intensas, e,
requerem bastante versatilidade de toda a equipe.
-As atividades dos Polos de Educação
pelo Trabalho foram efetivas, propiciando a participação socializada nas
atribuições do mundo do trabalho.
-A metodologia utilizada, àquela
época, é perfeitamente aplicável aos dias atuais e pode colaborar na
organização das escolas rurais visando à minimização do lixo por elas gerados,
ajustando-se as relações de trabalho com meio ambiente
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
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Rio de Janeiro: Paz e Terra.
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