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terça-feira, 1 de maio de 2018

Parte IV: COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS


COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS
AUTORA: Barbara Lucia Guimarães Alves




ENFOQUE NACIONAL CONTEMPORÂNEO
-Paulo Freire:

[...] “uma espécie de anestesia inibindo o poder criador dos educandos; a educação problematizadora, de caráter autenticamente reflexivo, implica em um constante ato de desvelamento da realidade.” (FREIRE, 1987, p. 70)

“Tudo exige que o educador seja um companheiro dos educandos, em suas relações com estes.” (FREIRE, 1987, p. 62)

-Identificação com as oficinas de trabalho:

.  Adaptação à mudanças
.  Possibilidade de lidar com erros e acertos
.  Experimentação, criatividade, liberdade
.  Formação de cidadãos autônomos

-Para Kowaltowsky (2011) os ambientes de ensino devam ser flexíveis o suficiente para possibilitar o desenvolvimento de pelo menos 18 modalidades de atividades de aprendizagem:
1 estudo independente; 2 grupos de trabalhos supervisionados; 3 trabalho em grupos pequenos de 2 a 6 anos; 4 instrução individual; 5 palestra de professor ou de especialista no palco principal; 6 ensino baseado em projetos temáticos previamente estabelecidos; 7 aprendizado com base em tecnologia móvel (notebooks); 8 ensino à distância; pesquisa via internet sem fio; 9 apresentações dos alunos; 10 apresentações teatrais ou de música; 11 ensino por meio de seminários; 12 aprendizado por meio de serviço comunitário; 13 aprendizado na Natureza; 14 aprendizado social e emocional; 15 ensino baseado em artes; 16 ensino por meio da contagem de histórias; 17 construção do próprio aprendizado, 18 construção do aprendizado com alunos em situações práticas. (KOWALTOWSKI, 2011, p. 175).



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