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domingo, 6 de maio de 2018

Parte V: COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS






COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS

AUTORA: Barbara Lucia Guimarães Alves

AS OFICINAS E OS RESÍDUOS SÓLIDOS
- Os Polos de Educação pelo Trabalho ampliam as possibilidades de construção de fazeres relevantes à problemática dos resíduos sólidos e a preservação do meio ambiente.
-À luz dessa reflexão desenvolvi um estudo junto ao PEA/PDBG/UERJ/RJ articulando essa nova proposta para o Polo de Educação pelo Trabalho Gov. Carlos Lacerda:
. Segregação  seletiva de materiais com coletores específicos para  dinamizar oficinas que desenvolvessem as ações de reduzir, repensar, reaproveitar, reciclar, recusar consumir produtos que gerassem impactos socioambientais significativos, proporcionando um efeito difusor.



A INTERDISCIPLINARIDADE
-Nas oficinas os conhecimentos se cruzam, se articulam e se interpenetram 
-Parâmetros Curriculares Nacionais - Educação Ambiental como tema transversal.
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 “Complexidade e holismo são palavras cada vez mais ouvidas nos debates educacionais. Nesta perspectiva, podem-se incluir as reflexões de Edgar Morin, que critica a razão produtivista e a racionalização modernas, propondo uma lógica do vivente. ” (GADOTTI, 2000).
[...] “o homem somente se realiza plenamente como ser humano pela cultura e na cultura. Não há cultura sem cérebro humano (aparelho biológico dotado de competência para agir, perceber, saber, aprender), não há mente (mind), isto é, capacidade de consciência e pensamento, sem cultura” (MORIN, 2004, p.52)

OUTRAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO DAS OFICINAS

-Para Back Jr. existe uma correlação entre o método Waldorf e os estudos de Paulo Freire (1921-1997).
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-A Metodologia Waldorf, cujos fundamentos teóricos, filosóficos e antropológicos, segundo Back Jr., (2012) foram elaborados pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925)  ampliam a concepção de ser humano e de sua finalidade, onde a percepção do mesmo está focada na questão da liberdade do ser humano.
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“Na Escola Rural Dendê da Serra, os ambientes distam fisicamente uns dos outros, pois cada espaço é um núcleo específico de imersão e emersão para o aluno. É o local onde o professor exerce sua transdisciplinaridade. E a interconexão entre esses espaços através da Natureza e dos conteúdos ensinados, através das aulas de matéria (artes, marcenaria, jardinagem, línguas estrangeiras, euritimia) estabelece a interdisciplinaridade.” (COSTA, 2014, p. 176)
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