COMUNIDADES
RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS
AUTORA: Barbara Lucia Guimarães Alves
OBJETIVOS
-Desenvolver uma modalidade com foco nos
resíduos para escolas rurais, através de um trabalho compartilhado envolvendo
os próprios professores e/ou atores locais, com destreza nata, que possuam
habilidades no trato com a recuperação de materiais, supostos obsoletos.
-Perceber os benefícios da relação do
binômio trabalho/vida no contexto do
meio ambiente.
-Suscitar mudanças comportamentais em
relação aos resíduos sólidos.
-METODOLOGIA
-A abordagem metodológica é de origem
qualitativa, tendo por base a documentação indireta, com coleta assistemática
de dados, por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas.
AS OFICINAS
Polos de Educação pelo Trabalho:
-articuladas com as características
locais;
-voltadas para a minimização
de materiais residuais
mais expressivos no ambiente;
-contar com uma revitalização
constante ;
-processo de atualização
dos docentes ou
das pessoas com potencial poder transformador,
interessadas em se inserir no trabalho;
-organização das atividades: acondicionar
resíduos reaproveitáveis de acordo com as tendências de geração dos
mesmos na localidade
- eco pontos de recepção
e de trocas de
materiais;
-direcionamento do material para coletores
de cores diferenciadas por
tipo de resíduos;
-criação de espaço para reuniões
e salas-ambiente;
-nomear as oficinas relacionando-as aos
dinamizadores, de acordo com suas habilidades específicas;
-divulgação das oficinas, suas disponibilidades e
horários fazem parte do processo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário