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terça-feira, 24 de abril de 2018

Parte II: COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS




COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS
AUTORA: Barbara Lucia Guimarães Alves



OBJETIVOS

-Desenvolver uma modalidade com foco nos resíduos para escolas rurais, através de um trabalho compartilhado envolvendo os próprios professores e/ou atores locais, com destreza nata, que possuam habilidades no trato com a recuperação de materiais, supostos obsoletos.

-Perceber os benefícios da relação do binômio  trabalho/vida no contexto do meio ambiente.

-Suscitar mudanças comportamentais em relação aos resíduos sólidos.

-METODOLOGIA

-A abordagem metodológica é de origem qualitativa, tendo por base a documentação indireta, com coleta assistemática de dados, por meio de observação participante e entrevistas semiestruturadas.


AS OFICINAS
Polos de Educação pelo Trabalho:
-articuladas com as características locais;
-voltadas para a minimização de materiais residuais mais expressivos no ambiente;
-contar com uma revitalização constante ;
-processo de atualização dos docentes ou das pessoas com potencial poder transformador,  interessadas em se inserir no trabalho;
-organização das atividades: acondicionar resíduos reaproveitáveis de acordo com as tendências de geração dos mesmos na localidade
- eco pontos de recepção e de trocas de materiais;
-direcionamento do material para coletores de cores diferenciadas por tipo de resíduos;
-criação de espaço para reuniões e salas-ambiente;
-nomear as oficinas relacionando-as aos dinamizadores, de acordo com suas habilidades específicas;
-divulgação das oficinas, suas disponibilidades e horários fazem parte do processo.





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