COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS
AUTORA: Barbara Lucia Guimarães Alves
DINÂMICA PARA A CRIAÇÃO DE OFICINAS
A RELAÇÃO DOS PROJETOS DE TRABALHO
COM A VIDA
- Que importância tiveram os Projetos de
Educação pelo Trabalho?
- Quais respostas pedagógicas que
promoveram mudanças que vislumbraram outros saberes não compartimentados?
- O que representariam hoje na sociedade
através da geração de novas tecnologias e conceitos para reorganização do mundo
do trabalho, na intenção da reutilização dos resíduos?
- Que efeitos estariam sendo impressos
numa escola que extrapola a função de alfabetizar?
- Cada etapa educacional tem a seu valor, pois
responde às transformações que os alunos vivem e as relações dessas nas suas
vidas e com o meio em que estão inseridos.
- Questões como tratar de interessar os alunos ou
outros atores pelo trabalho e ensinar-lhes ações substanciais para a vida e
conectá-los com o mundo fora,
uma vez que a escola é o coração da comunidade.
A APRENDIZAGEM E A PRÁTICA REFLEXIVA
-Schön (1990, p. 89)
- a formação
artística, a aprendizagem profissional entre outras práticas revela
uma maneira de aprender fazendo, que conduzem os alunos a um “praticum
reflexivo”: O que
se aprende fazendo fica consolidado.
-Gallo (2012) - uma ampliação da sua autonomia
por intermédio da reflexão.
-Freinet:
Pelo Trabalho
que se prepara para o Trabalho numa escola e numa sociedade do Trabalho.
(SME, 1995/1996, s. p., apud FREINET, Celestin, 1996).
“O
trabalho manual não é tudo, por certo. Mas causa em si, latente, o esforço
físico e o intelectual necessário a um desenvolvimento harmonioso do homem. E é
justamente essa harmonia que a sociedade nova deve pôr no lugar do
desequilíbrio atual”. (MAURY, 1993, p.93).
Nenhum comentário:
Postar um comentário