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quinta-feira, 26 de abril de 2018

Parte III: COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS




COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS
AUTORA: Barbara Lucia Guimarães Alves

DINÂMICA PARA A CRIAÇÃO DE OFICINAS


A RELAÇÃO DOS PROJETOS DE TRABALHO COM A VIDA
- Que importância tiveram os Projetos de Educação pelo Trabalho?
- Quais respostas pedagógicas que promoveram mudanças que vislumbraram outros saberes não compartimentados?
- O que representariam hoje na sociedade através da geração de novas tecnologias e conceitos para reorganização do mundo do trabalho, na intenção da reutilização dos resíduos?
- Que efeitos estariam sendo impressos numa escola que extrapola a função de alfabetizar?

- Cada etapa educacional tem a seu valor, pois responde às transformações que os alunos vivem e as relações dessas nas suas vidas e com o meio em que estão inseridos.
- Questões como tratar de interessar os alunos ou outros atores pelo trabalho e ensinar-lhes ações substanciais para a vida e conectá-los com o mundo fora, uma vez que a escola é o coração da comunidade.

A APRENDIZAGEM E A PRÁTICA REFLEXIVA

-Schön (1990, p. 89)  - a formação artística, a aprendizagem profissional entre outras práticas revela uma maneira de aprender fazendo, que conduzem os alunos a um “praticum reflexivo”: O que se aprende fazendo fica consolidado.
-Gallo (2012) - uma ampliação da sua autonomia por intermédio da reflexão.

-Freinet:

Pelo Trabalho que se prepara para o Trabalho numa escola e numa sociedade do Trabalho. (SME, 1995/1996, s. p., apud FREINET, Celestin, 1996).

“O trabalho manual não é tudo, por certo. Mas causa em si, latente, o esforço físico e o intelectual necessário a um desenvolvimento harmonioso do homem. E é justamente essa harmonia que a sociedade nova deve pôr no lugar do desequilíbrio atual”. (MAURY, 1993, p.93).


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