COMUNIDADES RURAIS: INICIATIVAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS
AUTORA: Barbara Lucia Guimarães Alves
AS OFICINAS E OS RESÍDUOS SÓLIDOS
- Os Polos
de Educação pelo Trabalho
ampliam as possibilidades
de construção de fazeres
relevantes
à problemática dos resíduos sólidos e a preservação do meio ambiente.
-À luz dessa reflexão desenvolvi um
estudo junto
ao PEA/PDBG/UERJ/RJ articulando essa nova proposta para o Polo de Educação pelo
Trabalho Gov. Carlos Lacerda:
.
Segregação seletiva de materiais com
coletores específicos para dinamizar
oficinas que desenvolvessem as ações de reduzir, repensar,
reaproveitar, reciclar, recusar consumir produtos que gerassem
impactos
socioambientais significativos, proporcionando um efeito difusor.
A INTERDISCIPLINARIDADE
-Nas oficinas os conhecimentos se cruzam,
se articulam e se interpenetram
-Parâmetros Curriculares Nacionais -
Educação Ambiental como tema transversal.
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“Complexidade e holismo são palavras cada vez
mais ouvidas nos debates educacionais. Nesta perspectiva, podem-se incluir as
reflexões de Edgar Morin, que critica a razão produtivista e a racionalização
modernas, propondo uma lógica do vivente. ” (GADOTTI, 2000).
[...]
“o homem somente se realiza plenamente como ser humano pela cultura e na
cultura. Não há cultura sem cérebro humano (aparelho biológico dotado de
competência para agir, perceber, saber, aprender), não há mente (mind), isto é,
capacidade de consciência e pensamento, sem cultura” (MORIN, 2004, p.52)
OUTRAS POSSIBILIDADES NO CONTEXTO
DAS OFICINAS
-Para Back Jr. existe uma correlação entre o
método Waldorf
e os
estudos de Paulo
Freire (1921-1997).
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-A Metodologia Waldorf, cujos fundamentos
teóricos, filosóficos e antropológicos, segundo Back Jr., (2012) foram
elaborados pelo filósofo austríaco Rudolf Steiner (1861-1925) ampliam a concepção de ser humano e de sua
finalidade, onde a percepção do mesmo está focada na questão da liberdade do
ser humano.
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“Na Escola
Rural Dendê da Serra,
os ambientes distam fisicamente uns dos outros, pois cada espaço é um núcleo
específico de imersão e emersão para o aluno. É o local onde o professor exerce
sua transdisciplinaridade. E a interconexão entre esses espaços através da
Natureza e dos conteúdos ensinados, através das aulas de matéria (artes,
marcenaria, jardinagem, línguas estrangeiras, euritimia) estabelece a
interdisciplinaridade.” (COSTA, 2014, p. 176)
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