É ÉPOCA DE COTONETE
Torna-se importante observar o período das floradas, visto que é o grande atrativo desse arbusto, que ao longo do ano não desperta tanta atenção. Portanto, na composição de um projeto deve-se considerar o fato. Sugiro que a espécie seja consorciada com outras de igual beleza, mas com outros atrativos, como por exemplo: com a observância de outras datas diferenciadas de floradas, folhagens exuberantes e até plantas de floração perene, de modo a suprir encantamento no seu espaço durante todo o ano. Ocorre o mesmo com outros clorodendros..
- Nome Científico: Clerodendrum quadriloculare
- Sinonímia: Clerodendrum balfouri, Ligustrum quadriloculare, Clerodendrum navesianum, Clerodendrum blancoanum
- Nomes Populares: Clerodendro-cotonete, Flor-cotonete, Chuva-de-fogo, Fogos-de-artifício, Clerodendro, Chuva-de-estrelas, Estrela-cadente, Árvore-do-cotonete
- Família: Lamiaceae
- Categoria: Arbustos, Arbustos Tropicais, Árvores, Árvores Ornamentais
- Clima: Equatorial, Oceânico, Subtropical, Tropical
- Origem: Ásia, Filipinas, Nova Guiné, Oceania
- Altura: 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros
- Luminosidade: Meia Sombra, Sol Pleno
- Ciclo de Vida: Perene
O clerodendro-cotonete é uma planta arbustiva, semi-lenhosa, de folhagem e florescimento ornamentais, nativa das Filipinas e Nova Guiné. Apresenta caule ramificado desde a base, ereto e é capaz de atingir 6 metros de altura, embora geralmente não ultrapasse os 3 metros. Pode ser perenifólia a semi-decídua, dependendo das condições climáticas de onde é cultivada.
Isto é,pode vir a perder suas folhas, além das flores.Portanto, não estará sem pre bonita como se apresenta na primavera.
Suas folhas são grandes, opostas, lanceoladas, elípticas a oblongas, pubescentes, com nervuras bem marcadas e margens irregularmente denteadas. Uma característica marcante das folhas é a página superior verde-escura a levemente azulada e a página inferior arroxeada, o que deixa a planta atraente mesmo quando sem flores. Ocorre ainda uma cultivar de folhas variegadas de amarelo creme.
Floresce na primavera, despontando inflorescências terminais e do tipo panícula, densas, com numerosas flores tubulares e longas, semelhantes a cotonetes quando ainda fechadas, e que se abrem em cinco pétalas recurvadas, revelando os estames. O cálice das flores é vermelho e a corolapode ser rósea ou branca. Os frutos que se seguem são drupas elipsóides de cor violácea, com quatro lóculos, o que lhe rendeu o nome botânico ‘quadriloculare‘.
É ainda pouco utilizada no paisagismo, provavelmente devido as observações feitas, anteriormente.
O clerodendro-cotonete pode ser conduzido isolado, como ponto focal, ou em grupos e renques.
Não recomendo como cerca-viva porque, porque com eventual queda das folhas, pode comprometer a privacidade do ambiente. .
A folhagem escura pode vir a oferecer um excelente pano de fundo para outras espécies menores e de cor verde mais clara. Além disso, a floração exuberante atrai muitos visitantes graciosos, como beija-flores e borboletas. Através de podas, pode-se manter e estimular o comportamento arbustivo e o adensamento da planta, assim como também podemos treiná-la para que se torne uma arvoreta graciosa.Como arvoreta é interessante seu uso em calçadas e passeios.
Observando-se as ressalvas, naturalmente
Também utilizada para o plantio em vasos amplos, decorando pátios, varandas, sacadas ou até mesmo para presentear. Rústica, não exige grande manutenções, que geralmente se resumem a remoção das novas mudas que surgem a partir das raízes e podas anuais, realizadas após o término da floração.Deve ser cultivada sob sol pleno ou meia sombra, em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente no primeiro ano de implantação. Após o pleno estabelecimento o clerodendro-cotonete se torna tolerante a curtos períodos de estiagem, assim como períodos excessivamente chuvosos, sujeitos a encharcamentos. Aprecia o calor e umidade tropicais. Sob geadas ou frio intenso, se ressente, perdendo todas as folhas e eventuais botões, mas costuma rebrotar na primavera. Fertilize mensalmente na primavera e verão, com adubos próprios para o florescimento. Multiplica-se por sementes, mas mais comumente por separação dos brotos que surgem espontaneamente entorno da planta mãe.
Se este artigo ajudou você. Então compartilhe este artigo e ajude a divulgar essa informação.
https://www.jardineiro.net/plantas/clerodendro-cotonete-clerodendrum-quadriloculare.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário