Agricultura Biodinâmica: a força lunar à favor da produção de alimentos
“Que haverá com a lua que sempre que a gente olha é com súbito espanto da primeira vez?”
É com este trecho do poema de Mário Quintana que trazemos um assunto de extrema importância para o cultivo urbano: a agricultura biodinâmica.
Nós sabemos que a lua e as suas fases possuem influência direta na forma como organizamos nossas vidas – além de proporcionar uma intensa conexão dos seres humanos com a natureza. Assim, tal influência não seria diferente para a semeadura e o desenvolvimento das plantas.
O conhecimento de que a produção de alimentos e a força natural da lua são duas vertentes que caminham juntas é antigo. Um bom exemplo é a consciência chinesa que, desde os tempos mais primórdios, entende as peculiaridades do corte de bambu e madeira. Eles realizam a tarefa sempre no período entre a lua minguante e a lua nova, pois é quando o teor de seiva e umidade presente dentro dos troncos é menor.
Pensando no mesmo viés, nota-se que é possível utilizar fatores naturais a fim de resultar em diversos benefícios para o cultivo de plantas – como as quatro fases lunares.
A lua crescente:
A lua crescente é uma fase caracterizada pelo crescimento superior das plantas, pois a seiva é atraída para cima, ou seja, para as folhas.
Além disso, é uma força que torna favorável o preparo do solo com compostos e cobertura vegetal.
- Ideal para plantar cereais, frutas e flores.
- Ideal para a colheita de verduras.
A lua cheia:
Nessa fase, os frutos terão uma maior quantidade de seiva e, assim, serão mais suculentos. Entretanto, o plantio é desaconselhável.
- Ideal para colher frutos e plantas medicinais.
- Ideal para a colheita de raízes
(cenoura, nabo, beterraba).
A lua minguante:
A lua minguante é responsável por diminuir a força da seiva e transportá-la para a parte inferior da planta.
É uma boa época para a poda e o plantio de sementes, pois antecede a lua nova.
- Ideal para o plantio de raízes
(cenoura, cebola, batata).
- Ideal para colher as raízes e vagens
(quando a planta encontra-se com menos seiva, facilita o cozimento).
A lua nova:
A lua nova é responsável por fazer com que as plantas tenham baixa resistência às pragas, pois eleva a seiva ao seu pico máximo de retrocesso. Dessa forma, não é aconselhável o plantio.
Lua minguante x lua nova:
A regra geral afirma que a fase entre essas duas luas deve ser utilizada para o plantio de tudo que se encontra abaixo do solo, como raízes, tubérculos, rizomas e bulbos comestíveis.
Lua crescente x lua cheia:
Em contrapartida, essa fase é caracterizada pelo plantio favorável de tudo que se encontra acima do solo, como flores, folhas e frutos comestíveis
https://horteria.wordpress.com/2016/08/01/agricultura-biodinamica-a-forca-lunar-a-favor-da-producao-de-alimentos/
Nenhum comentário:
Postar um comentário