segunda-feira, 20 de junho de 2016

SOLSTÍCIO DE INVERNO

O solstício de inverno está chegando





O inverno chega com lua cheia.

19/06/2015 às 23:03
por Josélia Pegorim 
O inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 13h38, pelo horário de Brasília e vai terminar em 23 de setembro, às5h20, também no horário de Brasília. A data e o horário do início e do fim das estações do ano é um cálculo matemático e é determinada pelos astrônomos e não pelos meteorologistas. O tempo e o clima não obedecem a agenda astronômica. O frio mais intenso nem sempre acontece no inverno, o calor mais forte não é sempre no verão.

No dia 21 de junho o Hemisfério Sul passa pelo solstício de inverno e o Hemisfério Norte pelo solstício de verão. O solstício é um momento, com dia, mês, hora e segundo para acontecer. Não é um período. Então, não é correto dizer “entramos no solstício”. Você pode dizer passamos (com a ideia de um momento) pelo solstício de inverno e entramos (ideia de um período que vai se prolongar) no inverno.
 Noites longas, dias curtos
É nos dias próximos do solstício de inverno (verão) que temos as noites mais longas (curtas) e o menor (maior) número de horas de sol. Esta diferença é muito nítida no centro-sul do Brasil, mas pouco perceptível no centro-norte. Isto depende da latitude, que é a distância em relação à Linha do Equador terrestre.
 A meteorologista Josélia Pegorim conversou com o professor Marcos Calil que explica o que é solstício. Você vai ficar sabendo o que quer dizer a palavra solstício, porque ocorrem as estações do ano e o caminho do sol em relação ao ponto cardeal oeste.
Feliz primeiro dia de inverno!

Brasil - tendência para o inverno 2016

15/06/2016 às 18:00 
por Josélia Pegorim 

Atualizado 16/06/2016 às 12:24
O solstício de inverno ocorre no dia 20 de junho, às 19h34, pelo horário de Brasília. É o início oficial da estação.
No Brasil, o tempo seco, dias com sol e poucas nuvens, noites frias, são características do inverno na maior parte do país. Com a atmosfera cada seca, é comum termos vários dias consecutivos sem chuva. Mas muitas áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do interior do Nordeste e do Tocantins podem passar semanas seguidas em precipitações.
A porção norte da Região Norte tem chuva frequente no inverno, mas que já não é tão volumosa como no verão. Na costa leste do Nordeste podem ocorrer eventos de chuva forte por causa da passagem de frentes frias e de distúrbios ondulatórios de leste.
A chuva do inverno no centro-sul do Brasil ocorre basicamente durante a passagem das frentes frias, que podem vir acompanhadas de massas polares extremamente fortes, como as que passaram pelo Brasil na primeira quinzena de junho. É a sucessiva passagem destas massas polares  sobre o Brasil que ressecam e esfriam a atmosfera.
Diante do frio rigoroso que sentimos no fim do outono será que vai esfriar ainda mais no inverno? Neste ano de 2016 teremos o frio que não tivemos nos últimos dois anos. Os invernos de 2014 e 2015 foram com pouco ou nenhum frio notável. Em particular no ano de 2015, por causa da influência de um forte fenômeno El Niño, as massas polares intensas foram bloqueadas e praticamente não chegaram ao Brasil.

http://www.climatempo.com.br/noticias/318638/o-solsticio-de-inverno-esta-chegando/


http://www.climatempo.com.br/noticia/2016/06/15/brasil-tendencia-para-o-inverno-2016-4435

Nenhum comentário:

Postar um comentário